terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Passarela do shopping eldorado é vergonha a céu aberto

Operação escalar degraus
Elevador inativo



Escadas rolantes que não funcionam, elevadores que vivem quebrados e sujeira por todo lado no caminho dos pedestres. E não é de agora.


Escada rolante que não rola
“Nossa que imundice, que lugar horrível”: ouço de um simpático casal de velhinhos tentando se localizar no labirinto que é a passarela do shopping Eldorado. É o único acesso entre os dois lados da Avenida Eusébio Matoso e se caracteriza pelo abandono. Além da sujeira, dos ambulantes disputando o reduzido espaço com pedestres, a tal passarela é praticamente um desafio de transposição de obstáculo. Possui três escadas rolantes – para subir no sentido bairro da rua, pra descer no sentido centro e outra pra subir no meio, que dá acesso a um concorrido ponto de ônibus. É muito raro que as tais escadas rolantes funcionem, o que causa cenas de incômodo total, com idosos tentando escalar os 36 degraus. E não tem elevador? Tem sim, três também e nem sempre funcionam. E isso não é uma situação de exceção e se repete há meses.

E a tal passarela é praticamente obrigatória para quem circula pela região. A única opção, no sentido centro, é atravessar na Faria Lima, que fica a um ponto de ônibus dali. No sentido bairro, há uma outra possibilidade: a Passarela Verde, mantida pelo Itaú. Essa é bem conservada, não possui escadas rolantes e sim rampas amplas. O problema dela é a localização: passam poucas pessoas naquele emaranhado de ruas e carros, bem diferente a multidão que tem de enfrentar a mal cuidada passarela do shopping Eldorado, um lugar horrendo e inóspito. Para o trânsito fluir na Eusébio Matoso, o pedestre é submetido a uma via crucis. 




Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...