segunda-feira, 13 de maio de 2013

A História das Canções: Pérola Negra


É hino da música brasileira, dá nome ao disco de estreia de Luiz Melodia lançado em 1973 e foi gravada dois anos antes por Gal Costa  em Fatal. Foi composta em 1969, quando Melodia era um garotão de 18 anos do Morro do Estácio, e inicialmente chamou-se My Black. Mudou de nome por sugestão de Wally Salomão, que foi quem o apresentou a Gal que, em 1971, foi a primeira a gravar Luiz Melodia.

E foi feita pra quem? Bom, só descobri dia desses, numa matéria excelente de Leandro Souto Maior (O Dia) sobre os 40 anos de Pérola Negra, o disco.  “Fiz inspirado por uma menina com quem eu saía quando tinha uns 18 anos. Mas eu era o segundo cara. Quando o namorado dela chegava, eu tinha que sair correndo pelos fundos”, contou Melodia.

Abaixo, o link para a matéria de O DIa, em que Melodia fala de todas as músicas de Pérola Negra, o disco. E depois, o vídeo com a gravação original de Pérola Negra.






Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...