sábado, 10 de agosto de 2013

Serge Gainsbourg e Jane Birkin com Elis no Rio



Olho na foto: Bem no centro, Elis Regina com o logo inicial da Apple numa camiseta prafrentex, presente do garotão Steve Jobs. Brincadeira, É Elis, claro, mas a maçã no peito só uma bossa daqueles tempos, outubro de 1971. E a cantora não é a única superstar ali. Repare no casal cheio de charme bem à esquerda. Sim, Jane Birkin e Serge Gainsbourg. Onde estava esse povo todo? No Rio, Festival Internacional da Canção. Elis e Serge eram do júri e Jane veio acompanhar o marido. Ah, Nancy Wilson e Shirley Bassey  (na época de Goldfinger) também estão no retrato (as duas negonas de longo claro).

É divertido observar como os jornais da época apresentaram o casal, um ano após o estouro do "escândalo" Je t'aime moi non plus: Serge sempre irônico e controlando os passos de Jane. 

Aqui, o carioca Correio da Manhã, no sábado, 2 de outubro de 1971:

"... Serge irônico e nervoso. Jane, de calça americana e camiseta de meia, muito à vontade com sua inseparável bolsa de palha e os cabelos irreverentemente soltos sobre os ombros." (tradução: Jane estava de jeans e camiseta)

Melhor a narração da entrevista coletiva"Como Serge já se tornou conhecido por seu sarcasmo, a entrevista se tornou uma guerra, com perguntas insinuantes e respostas evasivas.
A coisa foi a tal ponto que se chegou a perguntar a Serge se era verdade que ele não gostava de mulher.
Enquanto Serge falava, Jane apenas olhava, segurando o queixo com uma das mãos". 



com o título "autor proibido se diz moralista", o Jornal do Brasil (28 outubro de 1971) vai pelo mesmo caminho, 

Jornal do Brasil
"muitos gestos, olhares nervosos, dificuldade em se exprimir e uma constante preocupação com as idas e vindas da mulher, 20 anos mais nova (....), Serge Gainsbourg afirmou ser um individualista com moral rigorosa, que não gosta de ser colocado no movimento mundial de erotismo na arte."

"pálido, de cabelos grisalhos, barba por fazer, no rosto fechado contrastava estranhamente com sua mulher Jane Birkin, ontem à tarde no Hotel Glória o alvo maior dos fotógrafos junto à piscina. 


"Se pareço agressivo é porque adoto essa postura pra preservar minha vida particular - justificou""A impressão que causa nos outros é sempre de irritação, olhar tenso, as roupas escuras contrastando com a palidez exagerada. Serge Gainsbourg é reticente no que diz, tem o andar pesado. Jane Birkin é alta e esguia, ri quase sempre, se diverte com as solicitações dos jornalistas para as poses, depois de consultar o marido"

Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...