domingo, 12 de janeiro de 2014

De churrasco gente diferenciada, protestos e rolezinho

Foi há quanto tempo o churrasco gente diferenciada em Higienópolis?  14 de maio de 2011, um sábado, esclarece o Google. Quase três anos, tanto tempo. Era para marcar presença contra moradores do bairro que bradavam contra a construção de uma estação de metrô em zona tão nobre e explodiu via redes sociais. Estive por lá e só tinha “gente bonita” (cerca de 600, segundo a matéria que encontrei), como dizem em São Paulo. Tradução: aqueles privilegiados com acesso à educação, bons shampoos, entre outros itens muito do bons. Uma frequência semelhante a do primeiro protesto bombado na cidade, o do Largo da Batata, ano passado, na segunda-feira 17 de junho. Também estive por lá e me beliscava a toda hora para acreditar naquela imensidão de “gente bonita” por todo lado. É bom nunca esquecer por que estavam lá: não, nunca foi só por vinte centavos e sim para marcar presença contra a polícia do governador Geraldo Alckmin que, na sexta anterior tocou o terror e barbarizou com suas bombas qualquer pessoa que estava na região da Avenida Paulista. Noite truculenta para jamais esquecer – e outras viriam. Sim, foi essa indignação que levou aquele mar de “gente bonita” a tomar de assalto a nobre Avenida Faria Lima, endereço do Shopping Iguatemi, que logo entra em cena aqui.


Como as coisas se espalham e se transformam, alguns meses depois (mais pro final do ano passado) surgiram os rolezinhos. Oh, audácia do bofe, promovidos pela internet por uma garotada mais pra bem pobre, que ouve funk e mora longe demais dos bairros abonados. E ousadia das ousadias:nos shoppings, o oásis paulistano por excelência. Não importa a localização: mesmo na periferia, shopping representa status. Bateu o terror e a civilizada polícia de São Paulo voltou a cena com suas bombas. Ontem, bombas e balas de borracha entraram em cena para deter os participantes de um rolezinho no Shopping Itaquera, Zona Leste. Os shoppings, apavorados, acenam com liminares e benesses de quem tem o poder. Também no sábado quente em SP, um dos reinos da “gente bonita” paulistana, o Shopping Iguatemi`, fez valer a proibição para a entrada de menores desacompanhados. Oi, é um shopping ou um filme com cenas fortes, feito o Ninfomaníaca do Lars Von Trier? Ah, tem a ameaça de multa diária de 10 mil reais para quem ousar em dar o seu rolezinho em área tão estrelada. Mais perfeita tradução do que rola em São Paulo nesses dias estranhos, o rolezinho escancara o apartheid na cidade que se orgulha de ser a maior em tudo. Parabéns para quem teve a ideia. 

2 comentários:

shikida disse...

ótimo

Jorge Ramiro disse...

Uma vez eu vi ao Von Trier em uo dos restaurantes em sao paulo mais conhecidos. Ele veio ao Brasil para filmar um filme.

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...