Releio a entrevista que fiz e da qual guardo ótimas lembranças,
na primavera de 1994, com Jorge Fernando. Foi na revista Video News), era um perfil
cinematográfico. Ele se preparava para começar a dirigir A Próxima Vítima e
recebeu a mim e ao fotógrafo Hamilton Penna na casa dele, em Copacabana. Foi
uma delícia de entrevista e ao final ele falava de um filme que pretendia
dirigir: A Noite do Oscar, baseado em peça de Vicente Pereira. Abaixo alguns trechos:
A cobertura na Avenida
Atlântica, em Copacabana, é a cara de Jorge Fernando. Logo na entrada da sala
ampla, um painel cheio de fotos de amigos. O ambiente é repleto de cartazes de
musicais da Broadway nas paredes (O Fantasma da Ópera e Miss Saigon, entre
eles), sua assinatura em neon, estantes cheias de fitas de vídeo, videolaser,
CDs, livros de cinema e teatro. Os semideuses James Dean e Marilyn Monroe
reinam soberanos em tamanho natural, na parte reservada para o móvel com a
imensa TV Mitsubishi e a aparelhagem de som. Em outra parede, o destaque é para
um "herege" poster da versão hollywoodiana da Santa Ceia, com Marilyn
ao centro, cercada por ícones como Clark Gable, James Dean e O Gordo e o Magro.
É no cinema mesmo que
se mantém em dia com as novidades. Quase ritual: toda sexta, ele está na
primeira sessão e quase sempre sozinho. Deixa o vídeo para a madrugada, horário
em que chega em casa elétrico: "É para esquecer da agitação e relaxar
mesmo", avisa.
Começa a assistir na sala,
às vezes interrompe para comer alguma coisa, passa para o quarto, adormece e
recomeça do mesmo ponto no dia seguinte. "Sempre durmo vendo um
filme", conta
"Sou muito cafona. Meus
gostos sempre foram considerados bregas, mas nos últimos tempos virei
cult", debocha o admirador de Cher. Lembra que pagou 400 dólares para
assistir a um show da estrela de Feitiço da Lua e ela simplesmente estava nos
dias de Tim Maia e não apareceu.
Outra de suas preferidas - ele avisa que não tem ídolos - é Barbra Streisand,
inclusive dirigindo: "Ela deve ser tão chata, pois os filmes são tão
perfeitos", diz às gargalhadas. Bette Midler, Julie Andrews ("adoro A
Noviça Rebelde") e Susan Sarandon também merecem elogios, junto com Liza
Minnelli. Até já dublou la Minnelli cantando Cabaret em um musical
colagem.
Anda doido para estrear como
diretor de cinema e o projeto de seus sonhos é A Noite do Oscar, peça de
Vicente Pereira que roteirizou e já decupou. A trama acontece durante a última
transmissão do Oscar, minutos antes de a terra acabar e Jorge Fernando criou os
cinco filmes concorrentes, todos com histórias curtas e completas e cada um de
um gênero: musical, policial, comédia, terror. "É assim tipo a volta do
musical, da chanchada, tipo Watson Macedo está voltando", diz o
chanchadeiro de carteirinha.
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