quinta-feira, 31 de maio de 2018

A matéria de Audálio Dantas que revelou Carolina de Jesus




O jornalista Audálio Dantas, 88 anos, morreu ontem. Profissional brilhante, teve uma longa e bem sucedida trajetória. "Um exemplo como jornalista e como cidadão, protagonista de um dos mais sofridos acontecimentos de nossa história recente, o assassinato de Vladimir Herzog. Junto com Fernando Pacheco Jordão colocaram corajosamente o Sindicato dos Jornalistas como Centro da resistência à ditadura em 1975.", escreveu o cineasta João Batista de Andrade no Facebook.

E um dos momentos marcantes do repórter Audálio Dantas foi no final dos anos 50: uma matéria na favela que acabou revelando a escritora Carolina Maria de Jesus, autora do best-seller Quarto de Despejo. Abaixo, em texto escrito em 1993 para o prefácio do livro, ele conta:

"Entrei na história deste livro como jornalista, verde ainda, com a emoção e a certeza de quem acreditava poder mudar o mundo. Ou, pelo menos, a favela de Canindé e outras favelas espalhadas pelo Brasil. Repórter, fui encarregado de escrever uma matéria sobre uma favela que se expandia na beira do rio Tietê, no bairro do Canindé. Lá, no rebuliço favelado, encontrei a negra Carolina, que logo se colocou como alguém que tinha o que dizer. E tinha! Tanto que, na hora, desisti de escrever a reportagem.

A história da favela que eu buscava estava escrita em uns vinte cadernos encardidos que Carolina guardava em seu barraco. Li, e logo vi: repórter nenhum, escritor nenhum poderia escrever melhor aquela história - a visão dentro da favela.

Da reportagem - reprodução de trechos do diário - publicada na Folha da Noite, em 1958, e mais tarde (1959) na revista O Cruzeiro, chegou-se ao livro, em 1960. Fui o responsável pelo que se chama edição de texto. Li todos aqueles vinte cadernos que continham o dia a dia de Carolina e seus companheiros de triste viagem."

Abaixo, a matéria de seis páginas publicada pela revista O Cruzeiro, em 1959. E no final, o link para a entrevista que Cynara Menezes fez com Audálio, em 2014, sobre Carolina de Maria de Jesus, publicada no site Socialista Morena.






Link para entrevista com Audálio sobre Carolina de Jesus, no site Socialista Morena


Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...