sábado, 18 de maio de 2019

Elton John, minha primeira diva pop



Postei uma foto de Elton John no Festival de Cannes pra badalar a cinebiografia Rocket Man e escrevi que ele foi meu primeiro ídolo pop das gringas. Pois foi. Veio com Skyline Pigeon na trilha de Carinhoso, novela estrelada por Regina Duarte, Claudio Marzo e Débora Duarte. Eu não entendia quase nada de inglês (nem skyline, muito menos Pigeon), mas aquela melodia me tocava. 

Depois vieram as revistas com matérias destacando as coleções de óculos extravagantes, sapatos com plataforma (pra ganhar uns centimetros) e até avião do popstar inglês. Na primeira metade dos anos 70, Elton era Madonna + Lady Gaga + todas as divas do pop num homem só. Tá, havia Diana Ross, Cher e poucas outras, mas sem o barulho das atuais.


Dos discos todos, o do coração é Captain Fantastic, que volta e meia escuto inteiro e ainda sei de cor todas as letras que fui decifrando com auxílio de dicionário. Goodbye Yellow Brick Road é outro e a paixão era tanta que minha turma da época se despedia com as palavras do longo título no lugar de tchau.  Era disco duplo e foi lançado aqui como LP simples com dez faixas das 17 e numa ordem aleatória. Só com a chegada do CD, fui conhecer lá pela metade dos anos 90, todas as músicas, que a gravadora havia me roubado por tantos anos - Sweet Painted LadyThe Ballad of Danny BaileyBennie and the Jets e outras que não estavam no LP brasileiro. E Fiquei maravilhado com o encarte que trazia todas as letras e ilustrações incríveis.

Houve um tempo em que eu era "confundido" com o meu primeiro ídolo. Certa vez, num parque, uma garota deixou o namorado de lado e veio até mim: já te disseram que você é a cara do Elton John?”. Eu ri meio amarelo. E isso já se repetiu em elevadores, no cinema... Passou :).  

Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...