terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Sombras de Clarice Lispector no dia de seus 99 anos




Hoje, 10 de dezembro, seria o dia dos 99 anos de Clarice Lispector. E ontem completou 42 de sua morte. Fui procurar uma foto dela não tão conhecida para postar, encontrei várias, mas uma permaneceu comigo, justo a mais "obscura" delas. É essa aí, repleta de sombras e escuros que mais escondem do que revelam, bem como a vida da escritora permanece tantos anos e biografias depois. Sim, é Clarice com quase 21 anos, terceiranista de direito com quatro de seus colegas de faculdade na foto publicada em outubro de 1941.

"Saia xadrezinha, blusa gola rolê e manga comprida, bolsa tipo carteira embaixo do braço": foi assim que descrevi quando encontrei a foto. Foi lá por 2002 quando passava tardes e tardes nas Biblioteca Mario de Andrade, às voltas com pesquisas que inventava e topei com uma coleção de exemplares de Diretrizes, jornal de Samuel Wainer lá no final dos anos 1930, começo dos 40.
Os exemplares amarelados e amarrados com barbante não deixavam dúvidas: há muito tempo não eram folheados e, quando abertos, se desfaziam nas dobraduras, deixando lascas de papel sobre a mesa. Eu usava luvas plásticas, não podia xerocar e só copiar a lápis. Máquina digital ainda era coisa rara, pelo menos pra mim.

Bom, certo dia topei com a matéria “Os Estudantes Brasileiros e a Literatura Universal” (http://viledesm.blogspot.com/2011/12/clarice-uma-arqueologia-2-primeira.html) e, para minha surpresa, uma das entrevistadas era Clarice Lispector  - é considerada uma de suas primeiras entrevistas publicadas. E essa foto estava lá. Só a revi desse jeito nada revelador quando a coleção digitalizada de Diretrizes entrou na hemeroteca da Biblioteca Nacional. Fico olhando o retrato e imaginando de acordo com minha descrição: "Saia xadrezinha, blusa gola rolê e manga comprida, bolsa tipo carteira embaixo do braço":

E aqui, conto com mais detalhes como foi a "descoberta" da entrevista e foto



Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...