segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Sting na Amazônia, Democracia em Vertigem e as voltas do mundo

Abertura da matéria de sete páginas da revista Manchete, em dezembro 1987

Em 1987, Sting lotou o Maracanã com a turnê mundial do disco Nothing Like The Sun. Foi nessa viagem que ele visitou a Amazônia. O convite veio do cineasta belga Jean-Pierre Dutileux, que em 1978 havia dirigido o documentário Raoni. É Dutileux quem assina a reportagem e as fotos da matéria de sete páginas na revista Manchete (acima). Sting hesitava em aceitar o convite e Trudie Tyler, a esposa dele não tinha dúvida, conta a cineasta Petra Costa em um post no instagram sobre Trudie, que promoveu uma exibição em Nova York de Democracia em Vertigem, o documentário que concorre ao Oscar.  

Petra e Elena
"Essa viagem ia mudar tanto o rumo da vida deles quanto da própria Amazônia", escreve Petra, que nessa época tinha quatro anos. E aí vem uma história interessante. Pra juntar: Em 2013, Petra fez Elena, um documentário resgate afetivo da história da irma mais velha morta precocemente. Agora, a relação de Sting + Trudie + Elena, contada por Petra:
"Minha irmã que era fã incondicional de Sting, me contava de como conseguiu se intrometer e ir junto. Achava que era mentira, mas ontem confirmei com Trudie."

Abaixo o post de Petra Costa no Instagram:
 
Trudie e Petra: foto do instagram da cineasta
"Essa é Trudie Styler, mulher mais que impressionante que tive a honra de conhecer ontem. Nos anos 80 ela e seu marido Sting foram dar um show no Maracanã e receberam um convite para ir para a Amazônia. Ele hesitava, ela não tinha dúvida. Essa viagem ia mudar tanto o rumo da vida deles quanto da própria Amazônia. Minha irmã que era fã incondicional de Sting, me contava de como conseguiu se intrometer e ir junto. Achava que era mentira, mas ontem confirmei com Trudie. Ela generosamente foi anfitriã de uma sessão do filme aqui em NY e escreveu esse post poema. Ela me lembra os anjos do filme Asas do Desejo, sua presença eleva todos à sua volta. Gracias Trudie."


Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...