quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

A história das canções: Coração Selvagem

Belchior em 1978. Foto de Ricardo Azoury
A canção é em homenagem ao mito da adolescência do autor. Quem conta é o próprio Belchior, em depoimento a Ronaldo Bôscoli, publicado na revista Manchete em 1978, quando ele lançava o disco Todos os Sentidos. Coração Selvagem é faixa título do disco do que havia saído no ano anterior. Em 1999, ele a regravou no CD duplo Auto-Retrato, só com releituras de seus clássicos.

James Dean e Sal Mineo
"Hoje gravo na WEA, onde já realizei dois LPs, Coração Selvagem, em homenagem a James Dean, de quem esqueci de dizer que sou fã desde os tempos do nordeste. Coração Selvagem, canção dedicada ao mito de minha adolescência. Compus a música no aniversário de sua morte; aliás, no mesmo período, tempos depois, morria apunhalado Sal Mineo. James Dean era um profundo desespero interior e ao mesmo tempo uma grande delicadeza. Possuía também a estranha violência dos animais mortalmente feridos. De Dean só não cultuei a volúpia pela velocidade. Até hoje não tenho carro. Sou um poeta com os pés no chão... Cinema é uma arte que me fascina porque é total. Essa vontade de um dia ser ator vai acabar me matando."

A gravação original, 1977


Um comentário:

Luis Castro disse...

Que massas... não sabia que ❤️ selvagem fora dedicada a James Dean... maravilha!!!

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...