terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Caricaturas raras de escritores no Suplemento Literário Diretrizes, o jornal revista de Samuel Wainer

Montagem by B.

Lá por 2002, numa das pesquisas que adoro inventar, tive o prazer de topar com uma coleção de Diretrizes, o jornal/revista de Samuel Wainer do final dos anos 30, começo dos 40. Por um daqueles acasos, a coleção viera no dia anterior do depósito de Santo Amaro e esperava por mim na Biblioteca Mario de Andrade (o funcionário de lá ficou pasmo quando perguntei se eles tinham Diretrizes). Era a coleção em papel. Os exemplares amarelados e amarrados com barbante não deixavam dúvidas: há muito não eram folheados e, quando abertos, se desfaziam nas dobraduras, deixando lascas de papel sobre a mesa. Eu usava luvas plásticas, não podia xerocar e só copiar a lápis. Máquina digital ainda era coisa rara, pelo menos pra mim. Foi nessa época que, já contei aqui no blog, encontrei a primeira entrevista de Clarice Lispector, ainda estudante de direito. (Link abaixo)

Os anos correram e certo dia topei com a coleção digitalizada de Diretrizes no acervo da Biblioteca Nacional. Foi uma festa e, olha o avanço, eu podia salvar as imagens. Mas algo continuava inédito e eu queria muito conhecer: o famoso Suplemento Literário de Diretrizes, onde colaboravam os principais escritores da época.

No finalzinho do ano passado, a surpresa: o Suplemento estava disponível e digitalizado no site da  Biblioteca Nacional. Não todos os números, que algo sempre há de ficar para ser buscado. Lá estão nove dos 18 exemplares (será que são apenas 18?) - o primeiro saiu em 1939 e os outros no ano seguinte. Desse mundo literário a ser explorado, separei algumas caricaturas dos escritores da época, a maioria no traço de Augusto Rodrigues. As três primeiras, não por acaso, são daqueles que me fizeram descobrir o prazer de ler, ainda adolescente: Erico Verissimo, Jorge Amado e Graciliano Ramos. E tem mais: Carlos Drummond de Andrade, Adalgisa Nery, José Lins do Rego, Anibal Machado, Oswald e Mario de Andrade (esse por Di Cavalcanti).






Mario de Andrade por Di Cavalcanti





Oswald de Andrade sem autoria
E aqui a primeira entrevista de Clarice Lispector em Diretrizes, ainda estudante de direito

Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...