domingo, 19 de abril de 2020

Pra Lygia que hoje completa 97 anos

Hilda e Lygia em 1960

Lygia e Clarice: 1975
Hoje é o dia dos 97 anos de Lygia Fagundes Telles. E eu adoro Lygia. Fico pensando nela e em algumas amigas, como Clarice Lispector, que faria 100 neste ano, e numa viagem que elas fizeram juntas a um congresso de bruxaria na Colômbia. Penso em outra amiga dela falecida, Hilda Hilst e lembro de uma foto das duas, jovens e lindas.E Hilda faria 90 anos daqui a dois dias, veja só. E aí me vem Tonia Carrero (os 92 que ela faria foram em 3 de março) e histórias das duas nos anos 80, quando frequentavam o Pirandello, restaurante da Augusta. Nunca as vi lá, sei por ouvi contar e sei que jamais passavam despercebidas. E daí me vem Caio Fernando Abreu que faria 72 no próximo outubro e a adorava. "Lygia Fagundes Telles: puro bege", ele escreveu em uma crônica onde relacionava pessoas e cores. 

Penso em Lygia e vem tanta coisa, vem um mundão que ela retratou em livros maravilhosos. Lá pelos anos 1990, mais pro fim deles, encontrei Lygia Fagundes Telles algumas vezes pelas ruas de SP. Houve uma inesquecível: Um sábado à tarde, na Oscar Freire quase esquina Consolação. Quando a avistei, estava na metade do quarteirão, caminhava devagar, linda como sempre e com uma sacola de livraria na mão. Já seria uma aparição, mas teve mais. De repente, passou por ela um vendedor de balões, com dezenas deles ao vento. Lygia se voltou e se deteve alguns minutos para observar os balões coloridos. Eu atravessei a rua e fiquei só olhando a cena, depois a segui um pouquinho até ela atravessar o portão de seu prédio. Como disse Caio F., Lygia é puro bege.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tonia era 1922 como minha mãe e teria feito ou faria 98 anos

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...