quarta-feira, 17 de junho de 2020

Nas pegadas de "Amendoim Torradinho"

Sylvia Telles no ano em que lançou Amendoim Torradinho

Com uma tocante interpretação da deputada Benedita da Silva, Amendoim Torradinho voltou dia desses. De surpresa, ela a cantou pro amado Antonio Pitanga, no aniversário de 80 anos dele na live da Teresa Cristina. Hoje vi um vídeo de Caetano Veloso falando da canção e sobre de quem a teria lançado e fui atrás.


Henrique Beltrão
O samba canção é de autoria de Henrique Beltrão, cantor, violonista e homem do rádio, que não chegou a vê-la consagrada. Filho do jornalista Heitor Beltrão e irmão do futuro ministro Helio Beltrão, ele morreu em 1949, no dia em que completava 34 anos. Amendoim Torradinho começou a chegar ao público seis anos depois, em 1955, número musical de Gente Bem e Champanhota, revista de Colé, no Teatro Follies, em Copacabana, Rio de Janeiro. Quem cantava era Sylvia Telles, 20 anos, acompanhada pelo violão de Canhoto, noivo dela então. A partir daí, Sylvia virou revelação e no mesmo ano estreou em disco com Amendoim Torradinho e Desejo, tema do filme Chico Viola Não Morreu.

Revista do Rádio, 1955
"Musiquinha tão quente quanto a semente, foi para Sylvinha Telles uma espécie de foguete que a lançou da atmosfera do teatro de revista para junto das estrelas do rádio": de um perfil de Sylvia Telles na revista O Cruzeiro, em 1962, quando ela era uma das principais cantoras da bossa nova.

No mesmo ano em que foi lançada por Sylvia Telles, Amendoim Torradinho teve interpretações de Luiz Eça, Vera Lucia e Ivon Curi. Depois viriam muitas gravações.
O samba canção fez tanto sucesso que acabou batizando um corte de cabelo, também chamado popularmente de taradinha. Ao lado, Angela Maria, que a gravou em 1958, com cabelo "amendoim torradinho"

Benedita da Silva e Amendoim Torradinho na live da Teresa Cristina



Sylvia Telles canta Amendoim Torradinho, 1955

Ivon Curi canta Amendoim Torradinho, 1955



Um comentário:

EMendes disse...

O violonista que acompanhava Sylvia Telles se chamava Candinho e era então seu noivo. Casaram-se e foram pais da também cantora Claudia Telles.

Um perfil escrito por Antônio Maria para celebrar o dia dos 110 anos de Aracy de Almeida

19 de agosto: o dia que seria o dos 110 anos de Aracy de Almeida. E Aracy é uma paixão: as canções, o jeitão, as tiradas, as histórias. Esse...