terça-feira, 31 de maio de 2022

Selma Egrei vive "muda" em filme com argumento de Benedito Ruy Barbosa

 


A "muda" é um dos destaques da novela Pantanal. E uma muda (e surda) é mulher do protagonista do filme O Dia em Que o Santo Pecou (1976), que tem argumento e roteiro de Benedito Ruy Barbosa, também assistente de direção (Claudio Cunha é o diretor). Outra "coincidência": é interpretada por Selma Egrei, a Mariana, avó de Jove na novela.

O filme é repleto de elementos do universo Benedito. O ambiente rural - aqui, comunidade litorânea e caiçaras, em vez dos peões da TV. A surda e muda personagem de Selma tem mais pontos em contato com Juma. Vive com João Baleia (Mauricio do Valle) em uma tapera bem semelhante a da novela. Não vira onça, se comunica por grunhidos e  tem fama de feiticeira pela crendice popular.

O santo do título é São Sebastião, o padroeiro da cidade, que é acusado por um crime, julgado e condenado. Na história, ecos da escravidão e elementos que lembram o Dias Gomes de O Pagador de Promessas.


O Dia em Que O Santo Pecou está inteiro no Youtube, a cópia é de baixa qualidade, mas vale vê-lo. E tem ótimas atuações de Selma Egrei ali pelos vinte e poucos anos, Maurício do Valle e Dionisio Azevedo (o delegado).


Um perfil escrito por Antônio Maria para celebrar o dia dos 110 anos de Aracy de Almeida

19 de agosto: o dia que seria o dos 110 anos de Aracy de Almeida. E Aracy é uma paixão: as canções, o jeitão, as tiradas, as histórias. Esse...