terça-feira, 2 de junho de 2015

O Gato Velho

É poema da Patricia Highsmith e está em Os Gatos, uma jóia da L&PM pocket. É pra Ava, que morreu bem velha há exato um mês. A foto foi a última dela "em paz com tudo".



Ava: a última foto
O Gato Velho

Nada foi feito para mim,
Não, nem mesmo a lareira,
Pois algumas vezes sinto frio e não há fogo,
E outras vezes, não me deixam ir até ali.
Sombras me entediam, e se acaso são um mistério
É bem sem graça. Meus ta-tataranetos
Brincam insensatos ao meu redor, mas eu agora já sei
Que os forros das coisas são apenas forros,
E que atrás da porta entreaberta
Há outra sala como esta aqui.
Gosto de sentar com meus olhos semicerrados,
Porque já vi de tudo
E minhas memórias são bem mais interessantes.
Estou em paz com tudo.
Até os camundongos podem vir a poucos centimetros,
Sabendo que aposentei nossa antiga guerra.
Apenas meus ta-tataranetos

Me irritam às vezes, puxando meu rabo,
Esbarrando e escorregando por cima de mim.
Dou-lhe uns bons tapas nas orelhas,
E volto para onde deixei meus pensamentos.
Estou em paz com tudo.

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...