quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Ricardo e Vânia, a vida assim com ela é. E não devia de ser


A reportagem do Chico Felitti que tirou os véus de mistério sobre o "fofão da Augusta" (Ricardo era o nome dele) é daquelas raras. Agora sai o livro reportagem Ricardo e Vânia - O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor. O ponto de partida é a premiada matéria. Só o ponto de partida.

Chico Felitti segue a história para a frente e para trás e traça o perfil de dois garotos moídos pela cidade grande (e pela pequena), ali pelo final dos anos 70, começo dos 80. Ricardo morreu (em dezembro de 2017) e Vânia, "o grande amor dele", vive, em Paris.

A história de Vânia, contada mais pro meio do livro, é tocante, assim como a de Ricardo - o outro lado de uma moeda com dois lados praticamente iguais.
É doloroso de ler sim, assim como era a reportagem (link abaixo, se é que alguém ainda não leu). 

E depois de devorar as 190 páginas do livro pode ser bom voltar à matéria do buzzfeed. O caderno de fotos do livro é excelente, praticamente todas do arquivo particular de Vânia. E na matéria tem os retratos de Ricardo, menino, com a família, que ficaram de fora deste Ricardo e Vânia. 

Aqui, a matéria premiada do Chico Felitti 

Nenhum comentário:

Um perfil escrito por Antônio Maria para celebrar o dia dos 110 anos de Aracy de Almeida

19 de agosto: o dia que seria o dos 110 anos de Aracy de Almeida. E Aracy é uma paixão: as canções, o jeitão, as tiradas, as histórias. Esse...