domingo, 22 de março de 2020

Quarenteneros


E assim, de repente e sem sinal claro de que aconteceria, veio o confinamento. Sair de casa significaria ir de encontro ao inimigo sem proteção para enfrentá-lo e com a possibilidade forte do extermínio. Muitos dos quarenteneros são sobreviventes, sobreviventes da Aids, que dizimou tanta gente.

Antes da coisa que agora ameaça, lembro, a promessa era: graças aos avanços da ciência, as pessoas viveriam 100 anos ou mais em breve. Era assim: os 50 eram os novos 40 e os 60, os novos 50... Estranhamente, mesmo nessa fase esperançosa, aposentadorias e direitos sociais dos mais velhos se tornavam risco para a economia dos países. Daí veio a foice e a quase velhice dos 60 virou os novos 70, a entrada do grupo de risco da coisa.
É a primeira semana sem sair de casa. E olha que ficar em casa é das minhas atividades preferidas, mas sem a obrigação de, é claro.

Um Beijo, Um Abraço, Um Aperto de Mão é título de peça que nem assisti e sempre achei poético. Os três gestos se tornaram proibidíssimos, mesmo com higienização, a palavra de ordem desses tempos duros. Nada de contato físico parece vir de alto- falantes instalados sobre todas as cabeças e mentes.

O isolamento humano só não é total porque existe algo chamado internet e com as redes sociais a possibilidade de interagir, ficar em contato com outros seres humanos. E o virtual, sempre pensei assim, é só um jeito novo de real, apenas ainda não testado totalmente.

E por mensagens, vem os amigos, alguns que não vejo olho no olho faz tempo. Assim, só pra dar sinais de vida, saber dos meus, essa gostosura chamada gente, que é pra brilhar, como disse o velho baiano.

Um amigo fala do LP da trilha do filme anos 90 que me deu e pergunta se o tenho. Está aqui junto com dezenas de outros que sobreviveram à mídias diversas e mando a foto pra ele.

E faz pouco me vem um cartão postal que enviei pra uma amiga amada no século passado. É delicioso ler o que escrevi então dou uma chorada leve - nada de novidade, sempre fui chorão, só que nos últimos dias ando lacrimando demais. Retribuo com palavras sinceras e uma foto das frangas que moram na janela da cozinha, a peça da casa onde estava quando chegou a mensagem. E vem um vídeo com as frangas dela, também na janela. As penosas daqui, invejosas, pedem vídeo também - atendo, claro.

E atento para um detalhe que percebi no vídeo vindo do sul: há um galo. Eu também tenho um galo, daqueles previsão de tempo e que foi presente da minha mãe, que amanhã completa 80 anos e também é quarentenera, também no sul.

Voltando ao galo do tempo: ele morava há anos na janela da sala e foi transportado pra da cozinha, junto das frangas todas. Está feliz feliz e azul azul, sinal de tempo bom. E sempre presto atenção aos sinais.


Um comentário:

Unknown disse...

Na gaveta dos guardados a cada dia uma emoção! Cartões escritos à mão
para desejar felicidade de qualquer dia ou de aniversário, álbuns, pensamentos! E as lágrimas vem à tona! Eu também chorei um pouquinho...mas aí fui pegar um sol lá fora e veio a feliz lembrança da redação do Diário do Sul! Saudades das gargalhadas, do barulho das teclas da Remington e da Olivetti! Tempo, tempo, tempo...Vai passar!
Um beijo, um abraço e um aperto de mão de Naum Alves se Souza. Eu vi a peça!

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...