sábado, 9 de novembro de 2013

Diretor de elenco: uma profissão à procura de reconhecimento


O documentário Casting by (Diretor de Elenco), de Tom Donahue, estreou no começo do mês nos Estados Unidos. E por aqui, está sendo exibido nos canais da HBO e disponível no NOW para os assinantes net. Como o título explicita, trata de uma profissão importante, mas ainda sem reconhecimento na indústria do cinema - a única categoria dos créditos principais,  que não concorre ao Oscar. Através da história da pioneira Marion Dougherty, que começou na TV no final dos anos 40 e que por cinco décadas trabalhou na escalação de atores para filmes, o documentário conta a história da profissão.

Marion Dougherty e o cartaz de Golpe de Mestre (The Sting)
James Dean, Clint Eastwood, Jon Voight, Christopher Plummer Jack Lemmon, Robert Duvall, Bette Middler, Glenn Close, Dustin Hoffman são alguns astros que, nos primórdios, passaram pelo olho clínico de Marion Dougherty. É ela estrela de Casting by, ao lado de colegas como Lynn Stalmaster e Juliet Taylor. Enquanto Marion atuava em Nova York, Lynn era o homem para elenco em Los Angeles. E Juliet Taylor, a mulher que escala o elenco para Woody Allen desde o final dos anos 70, começou como assistente de Marion. A Primeira Noite de Um Homem, Perdidos na Noite, Butch Cassidy, Taxi Driver, A Última Sessão de Cinema, Máquina Mortífera, O Mundo Segundo Garp têm seu processo de seleção de elenco contados no documentário e algumas histórias deliciosas. No roteiro, o parceiro de Mel Gibson em Máquina Mortífera não era negro, mas Marion Dougherty não hesitou em indicar Danny Glover para o papel. 

E nos depoimentos estão Martin Scorsese, Woody Allen, Clint Eastwood, Robert Redford, Al Pacino, John Travolta, Glenn Close. Marion Dougherty morreu em 2011 e o filme é dedicado a ela. No começo dos anos 90, um elenco de estrelas fez campanha para ela ser homenageada pelo Oscar, mas isso não aconteceu. Com histórias deliciosas, Casting by é documentário pra ser visto e reflete as transformações na indústria do cinema. Para muita gente, a época de ouro do cinema já passou e perdeu lugar para as séries de TV e isso também está na parte final do documentário, em um depoimento de Linda Lowy, a diretora de elenco de Grey´s Anatomy. Casting by está disponível no NOW e tem exibição na HBO HD na próxima terça, às 14:25.

Woody Allen escreveu um artigo para o Hollywood Reporter pedindo o reconhecimento dos diretores de elenco e falando da participação decisiva de Juliet Taylor em seus filmes. Ele cita vários atores que foram lhe apresentados por Juliet, inclusive Meryl Streep que, ainda desconhecida, fez um pequeno papel em Manhattan. Abaixo o link com o artigo de Woody Allen.




Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...