sábado, 18 de outubro de 2014

Grande Otelo: 99 anos hoje

Grande Otelo faria 99 anos hoje. Ele foi imenso. Dia desses revi Macunaíma na televisão e não conseguia tirar os olhos dele. Sempre que Otelo me vem à cabeça, penso em Joana Fomm falando dele com muito carinho nas nossas conversas que resultaram no livro Minha História é Viver (Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de SP). Há pouco, quando soube dos 99 dele, abri o livro e voltei a me deliciar com Joana falando dele. Em Macunaíma, ela interpreta a feiticeira que transforma Grande Otelo em Paulo José e o trecho abaixo eu tirei de um perfil dele (Otelo, o Grande, num diálogo simples e franco) que Joana escreveu no jornal Última Hora, em dezembro de 1969. Segue abaixo, exatamente como está no livro. 

Joana Fomm e Grande Otelo em Macunaíma
“Otelo fazia o papel de Macunaíma quando criança, andava com uma camisolinha de neném e uma chupeta na boca pra lá e pra cá. Ninguém notava, pois aquela figurinha já fazia parte do cenário. Quando o diretor lhe pedia para fazer uma careta, a figurinha se transformava e todo mundo em volta morria de rir.Agora chora, Otelo. E ele derramava lágrimas e mais lágrimas, deixando-nos emocionados. Uma vez lhe perguntei: olha, eu sei que a gente ri e chora, mesmo, quando é preciso. Concentra um pouco, pensa no personagem, procura na memória alguma coisa parecida e manda ver. Mas você... diz pra rir, ri; manda chorar, chora. Tudo num estalo, sem truque. Como é que você consegue isso? Meu querido colega me olhou espantado e respondeu: Mas Joana, eu estou fazendo isso há 50 anos. É a minha profissão. Eu vivo disso. O que você queria? Foi a primeira vez que me passou pela cabeça que, dependendo das necessidades, da intuição e talento, Stanislavski e companhia podiam ser nada. Foi aí que comecei a conhecer o Grande – com ele não tinha porém.”




Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...