sexta-feira, 24 de julho de 2020

Capas de discos arte - Wendhausen, Luiz Jasmin e Augusto Rodrigues





                               Walter Wendhausen 

Elizete Sobre o Morro (1965)

A Enluarada Elizeth (1968)

Walter Wendhausen (1920-1973). Nascido em Florianópolis (SC), pintor de vanguarda, especialista em relevos e colagens.A capa de  Elizeth Sobe o Morro mostra bem porque Wendhausen era então chamado "pintor de sucata", ele utilizava pedaços de ferro retorcidos, molas fechaduras, lascas de madeira....
Em A Enluarada, a partir de uma foto de Walter Firmo, Wendhausen utilizou a técnica de fotocopiagens sucessivas - "14 vezes da foto original até conseguir a exclusão de segundos tons e a anulação de segundos planos interferentes", conta uma matéria da época publicada em O Jornal.



                               Luiz Jasmin

Maria Bethânia - Recital na Noite Barroco (1968)
Marilia Medalha (1968)

Maria Bethânia (1969)



Gal Costa - Compacto Duplo (1969)

Clara Nunes (1973)
Carnavália Vol. 1 (1968)



Carnavália Vol. 2(1968)

Luiz Jasmin (1940- 2013). Baiano de Salvador. A Bethânia surrealista na capa de Recital na Noite Barroco (1968) chegou a ser censurada pela ditadura militar pelo "busto nu". No ano seguinte, Jasmin assinou também a capa do primeiro disco de estúdio dela. Este de Gal Costa é um compacto duplo. E é também de Jasmin o retrato de Marilia Medalha (ele aparece na contracapa desenhando a cantora), Este de Clara Nunes é do começo dos anos 70 e traz a dedicatória para Clara do autor na capa. Os dois álbuns Carnavália, lançados pelo MIS, registram o show estrelado por Marlene, Blecaute e Nuno Roland.


Augusto Rodrigues

Nara Leão - Vento de Maio (1967)

Elizeth Cardoso - Preciso Aprender a Ser só (1972)

Augusto Rodrigues (1913-1933) "Era uma vez um homem bom, muito inteligente, cheio de talento para desenho e fotografia, e cheio de amor ao próximo. Este homem se chama Augusto Rodrigues e mora num dos lugares mais bonitos do Brasil, o Largo do Boticário, entre árvores e passáros e borboletas": assim Clarice Lispector o descreve em seus Diálogos possíveis.
Pernambucano, Augusto foi caricaturista, ilustrador, desenhista, pintor, educador, fotógrafo, jornalista e poeta.
Essas capas dos discos de Nara e Elizeth são daquelas dignas de figurar em museus. Em PB, a capa do disco de Nara tem a ilustração colada sobre papelão. A do exemplar que tenho descolou com o tempo e parece que tenho uma gravura de Augusto Rodrigues. Na contracapa, aparece ao lado da cantora de quem  foi amigo e professor . 




Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...