sábado, 31 de julho de 2010

Primeiro Amor Eterno e Último


Revista exerce um fascínio em mim, mas um fascínio - e se for antiga então... Meu café de quase todo sábado no final da manhã tem algumas Cruzeiro e Manchete que despertam meu instinto furto, mas só em pensamento. Uma delas me é especialmente apetitosa: Uma Claudia do início dos 60 com matéria sobre o “primeiro amor”. Bom, não é apenas uma reportagem é quase um tratado sobre o tema, escrita em primeira pessoa, num tom deliciosamente confidencial – o título é aquele lá de cima: Primeiro Amor Eterno e Último. Será? Será? E olha só quem foi chamado pra opinar: Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Jorge Amado e Stanislaw Ponte Preta – sim, os tempos eram outros.


Descobri essa Claudia há uns dois anos e, feito um santo, resisti bravamente à tentação de surrupiá-la, copiei trechos dos depoimentos no meu caderno de anotações, fiz tudo certinho. Depois, ela sumiu das prateleiras do café, durante bons meses. Faz pouco, retornou e hoje tomei uma atitude: eu não poderia mais continuar sem aquela relíquia. Não, nem pense em acionar o disque denúncia que o caso não é de furto, nem de um simples roubo. Simplesmente pedi pra xerocar aquelas cinco páginas e ouvi um “não pode” da garota do café. Insisti insisti, argumentei argumentei e já estava a ponto de implorar qdo uma outra atendente veio em meu socorro: “pode levar”. Quase gritei de felicidade, mas me contive e, segurando aquele tesouro com extremo cuidado, fui atrás de uma copiadora. As cinco páginas encantadoras estão aqui comigo, acabei de ler tudo e bem devagar e a matéria é mesmo uma delícia. A revista está lá no café, pronta para ser apreciada por outros olhos curiosos e a moça simpática que satisfez meu desejo ganhou bombons e talvez nem tenha a idéia de quanto fez o meu sábado mais feliz.


Eis um trecho da matéria assinada por Thomaz Souto Correa que, descobri agora, estava na Claudia fazia pouco mais de um ano. Era o começo da carreira do homem que tem história como revisteiro:

“Gente que, da vida, cria uma outra vida, opina sobre o primeiro amor. Nelson Rodrigues, por exemplo, parou um instante na redação do jornal em que trabalha, tirou uma baforada do cigarro, e foi taxativo: “Só existe o primeiro amor. Primeiro, único e último”. E tem mais: “Quando o amor acaba, é porque não era amor”. Jorge Amado botou papel na máquina para acentuar, acima de tudo, “o fato em si do primeiro amor, a emoção nova e maior de todas”. Clarice Lispector foi a única a não considerar o primeiro amor como amor mesmo. “Primeiro amor”, disse ela, é o ensaio do amor que se vai ter um dia. Uma promessa. Raramente pode ser amor mesmo, é apenas uma pequena amostra”. Enfim, Stanislaw Ponte Preta, citando Sergio Porto, estirado numa poltrona. Primeiro Amor? Stanislaw sorriu: “São todos, pois só há um amor no duro. É amor mesmo”. E amor mesmo, o que é? “Amor mesmo é um sentimento único e indivisível que o amante sai por aí dividindo indevidamente”. Quatro opiniões sobre o primeiro, quatro afirmações sobre o próprio, uma conclusão quase unânime sobre o último. Amor mesmo é aquele que permanece. Assim, talvez o primeiro seja o último.”

12 comentários:

Dani Cascaes disse...

Adoro Clarice, amei o texto do Claudia, mas definitivamente, sou tua fã. :-)

Anônimo disse...

Vilmar,
Que coisa mais linda. Que vontade de ler toda a reportagem. Fez o início de meu domingo mais bonito e amoroso. bj, ivan vieira

Vilmar Ledesma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vilmar Ledesma disse...

Gracias, Dani e Ivan.
E aqui vão todas as declarações da Clarice Lispector na tal matéria:

“o primeiro amor é o ensaio do amor que se vai ter um dia. Uma promessa. Raramente pode ser amor mesmo, é apenas uma pequena amostra”

“Eu era do grupo escolar João Barbalho em Pernambuco, tinha sete anos, e me apaixonei por dois meninos. Um gordo e outro magro. Não me lembro do nome deles, mas lembro-me perfeitamente dos rostos”

“Amor mesmo é essa coisa que a gente conhece. Pode durar uma hora, um ano ou a vida toda, depende. Se não começar aos sete anos, como no meu caso”.

“E a gente sente o amor imediatamente. É uma coisa nova, diferente, e basta ele chegar”

Anônimo disse...

Vilmar, este texto me fez suspirar! VC sempre inspirado e sensível...

Unknown disse...

Quero essa revista. :(

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Do you mind if I quote a fеw of yοur poѕtѕ as lоng as
ӏ ρroνide credit and sources back to your site?
My blog is in the vеry same aгеa of іnterest
as yours and my users would definіtely bеnefit from a lot of the infoгmаtiоn you provide here.
Please let me know if this ok with you. Many thаnks!


Here is my wеbsitе :: iphone repair selangor

Anônimo disse...

I have to thank yоu for the efforts
you've put in writing this website. I really hope to view the same high-grade blog posts from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own site now ;)

my homepage iphone repair malaysia

Anônimo disse...

My сoder is trуing to peгѕuadе me to move
to .net frоm PHP. Ι have аlwаys diѕliked thе іdea because of the costs.
But hе's tryiong none the less. I've been using Μovablе-type on a vагiety οf ωebsiteѕ for аbout a
year anԁ am worriеd about sωitching to anothеr platform.
I havе hearԁ fantаstіc things abοut blogengine.

net. Is theгe а way I cаn import all my wоrdpress сontent іntο it?
Anу kind of helρ would be rеallу aρρreciаtеd!


Here is my ωeb blοg :: repairiphone01.livejournal.com

Anônimo disse...

Write mоre, thаtѕ all I have to say.
Literally, іt sееms as though you relied on the νidеo to make yοur pоint.
You οbѵiously κnow what yоure tаlking аbout, why throw away your intelligence on just pοsting videos to your ѕіte whеn you could be gіѵing us something іnformatiѵe tο reaԁ?


Also νisit mу blog http://iphonerepairkl.my/

Anônimo disse...

Іncreԁіble ρoints. Sounԁ aгguments.
Keеp up thе amazing ωork.

Feel free to νisit my web blog ... iphonemalaysia.com.my

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...