sexta-feira, 26 de abril de 2019

As cores de Tom e Caymmi na TV americana anos 60


TR

A capa da Ilustrada, o principal caderno cultural do país, é sobre auto tune, pasteurização... Comecei a ler e desisti. Três páginas depois, parei numa matéria de Lucas Fróes sobre Tom Jobim e a participação no programa de Andy Williams, em 1964, três anos antes do maestro soberano gravar com Frank Sinatra. Um vídeo postado no youtube por um japonês é o gancho do texto (há um link pra ouvir, mas não encontrei lá). Fui ao youtube atrás do vídeo e mais detalhes e encontrei.

São imagens coloridas de quando as cores ainda nem sonhavam chegar à televisão brasileira. É interessante perceber que as imagens do nosso maior produto de exportação, a música, só existem as que foram gravadas no exterior. No filme Tropicália, as imagens coloridas de Caetano e Gil, quando no exílio (já no fim dos anos 60), vem da TV portuguesa. O documentário dos Dzi Croquettes utiliza imagens de uma apresentação na TV alemã, no início dos anos 70. Shows de Elis Regina no exterior: os exemplos são muitos.

Voltando a 1964/65 a Andy Williams (1927-2012) e os brasileiros Tom Jobim (1927-1994) e Dorival Caymmi (1914-2008) no The Andy Williams Show. Tom voltou ao programa no ano seguinte, quando Caymmi também cantou lá. E há uma terceira participação de Tom com Andy. Todas estão no youtube (links no final). Os duetos com Andy Williams e o carinho dele com os convidados: exemplos de um tempo de delicadeza que parece ter se perdido.
Tom canta Garota de Ipanema, Samba de uma Nota Só e Bonita. E Dorival Caymmi, Das Rosas e Temporal em versões impecáveis. Vale muito assistir e reparar na troca de olhares, no carinho, entre os convidados e o cantor apresentador. 

Aqui, uma matéria não assinada da revista Manchete sobre a apresentação de Caymmi.
"O rosto de Andy Williams apareceu em close-up na televisão, perante milhares de espectadores. A orquestra, em segundo plano, tocou O Que é Que a Baiana Tem. Andy sorriu e disse: "Vocês se lembram desta música? Ela foi apresentada aqui nos Estados Unidos, em 1939, por Carmem Miranda." Pausa. Depois cantou um trecho de And Roses And Roses e prosseguiu: "Esta vocês conhecem com toda a certeza... Pois o homem que compôs estas duas maravilhosas melodias aqui está, pessoalmente: Dorival Caymmi. Num canto do estúdio, Tom Jobim elevou o polegar direito para Caymmi, encorajando-o. O baiano de cabelos prateados, empunhando seu violão, postou-se sob a luz dos refletores e começou a cantar. Antes que Caymmi concluísse o número, Andy sentou-se a seu lado e começou a cantar a mesma canção, em inglês (Roses and Roses, aliás, é o título de seu próximo disco, a ser lançado dentro de duas semanas nos Estados Unidos."

Os vídeos de Dorival Caymmi e Tom Jobim no The Andy Williams Show













Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...