domingo, 4 de agosto de 2019

A tal "safra" de mulheres da MPB 1979

Denise Emmer, Angela Ro Ro, Fátima Guedes, Joana, Olivia Byington, Zizi Possi, Thereza Tinoco, Faffy
Era 1979 e uma "safra" de cantoras e compositoras novatas tomou de assalto a música brasileira. A mulherada fazia tanto barulho que gerou o especial Mulher 80, exibido na Globo, em 19 de outubro e que o tempo se encarregou de tornar clássico. Mulher 80 destacava cantoras consagradas, com raras novatas. A revista Manchete foi atrás e na edição de 24 de novembro dedicou 5 páginas à "safra" das que começavam a despontar.


A Hora e Vez das Mulheres era o título da reportagem que as mostrava quebrando tabus do mercado de disco, como "mulher não vende disco" e "mulher não compra disco de mulher". A revista contabilizava 22 nomes e deu destaque com breves perfis a 11: Denise Emmer, Olivia Byington, Elba Ramalho, Diana Pequeno, Joana, Thereza Tinoco, Zizi Possi, Marina Correa Lima, Fátima Guedes, Ângela Ro Ro e Faffy, na ordem em que são citadas.

Na página final, oito delas de mãos dadas em referência à clássica abertura do especial Mulher 80 (só Joana aparece no especial da Globo), Ro Ro faz participação especial com Marina) Abaixo a matéria inteira da Manchete, assinada por Lucia Leme e com fotos de Isabel Garcia. Ah, não foi capa da Manchete - era Alcione Mazzeo.





Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...