terça-feira, 27 de outubro de 2020

História da Canções: "Será", a que virou nome de operação policial

 

Foto de Mauricio Valladares, de"edição comemorativa Legião Urbana 30 anos", lançado em 2016


Na loucura dos tempos, o primeiro e dos maiores sucessos da Legião Urbana, a canção que abre o primeiro disco lançado em 1984, virou nome de operação policial atrás de possíveis músicas inéditas e a pedido do filho de Renato Russo. E doideira total, os alvos de batidas policiais atrás de inéditas pra faturar mais com o roqueiro morto são fãs da Legião que municiam seus sites na internet. O alvo mais recente da "Operação Será" é o produtor Marcelo Fróes que, nos anos 90, foi editor e diretor do International Magazine. Em janeiro de 1995, Renato Russo foi o primeiro entrevistado do jornal de música "e a partir de então tornou-se um dos nossos principais entusiastas, opinando sobre as entrevistas", diz a introdução de livro lançado em 1997 com as entrevistas do International. Foi pro International Magazine e para Marcelo Fróes que Renato Russo deu sua última entrevista, três meses antes de morrer e para falar de Tempestade, o último disco da Legião lançado quando ele ainda vivia. 

Em janeiro de 1995, Renato Russo foi o primeiro entrevistado do jornal de música "e a partir de então tornou-se um dos nossos principais entusiastas, opinando sobre as entrevistas", diz a introdução de livro lançado em 1997 (ao lado) com as entrevistas do International. Foi pro International Magazine e para Marcelo Fróes que Renato Russo deu sua última entrevista, três meses antes de morrer e para falar de Tempestade, o último disco da Legião lançado quando ele ainda vivia.

Add caption

Bom, mas e Será? É sobre a banda e o verso "Tire suas mãos de mim" é um recadinho para as gravadoras, Renato conta pra Leoni em Letra, Música e Outras Conversas, ótimo livro de entrevistas com o pessoal do rock 90 dos 80 (Herbert Vianna, Marina, Lobão) e alguns que vieram depois (Adriana Calcanhotto, Samuel Rosa).

Leoni pergunta: Será, para você, fala de quê?

"Deixa eu me lembrar. Ah, é sobre a banda. É sobre o lance da gente ser de Brasília. Foi a última música composta para o primeiro disco, tirando "Por Enquanto". (...) Pelo que me lembro, a letra falava de uma coisa específica, mas dando o maior número de interpretações possível. Não sei nem se é o caso, porque o tempo vai passando, a música vai crescendo e vou me lembrando de certas coisas. Às vezes eu acho que era, às vezes que não era. Mas pela época a gente ainda compunha as músicas de um jeito normal: pegava o violão e fazia. Essa foi das primeiras porque a gente ia gravar o disco. Aí eu, com as minhas tradições rock´roll, tinha que ter um single, tinha que ter a faixa de abertura do disco. Geralmente a gente trabalha montando o disco todo, já sabendo da ordem e tal. O Dado tinha esse riff que a gente achava legal. Pelo que eu me lembro é algo assim: nós da banda contra o mundo. Então tinha recadinhos para a gravadora: "Tire suas mãos de mim".

 

 


Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...