domingo, 25 de outubro de 2020

O programa de Elis que era a live de Teresa Cristina dos anos 60

 


Era a metade de 1966 e O Fino da Bossa, que então já se chamava somente O Fino, completara um ano em maio, O programa apresentado por Elis Regina, 21 anos e há pouco mais de dois anos chegada do Rio Grande do Sul, reunia várias gerações da música brasileira. Dos veteranos Ciro Monteiro, Lupicinio Rodrigues, Dorival Caymmi a Roberto Carlos e a turma da jovem guarda e os que chegavam Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, Simonal, Jorge Ben... Enfim, era a live da Teresa Cristina daqueles tempos de TV Record ainda preto e branco. E o sorriso de Elis reinava no cenário.

As fotos abaixo são de "Elis é o elo entre duas gerações", matéria de oito páginas e chamada de capa da revista Cruzeiro, em 29 de junho de 1966. A reportagem é assinada por Oswaldo Amorim e as fotos não estão creditadas. As legendas são as publicadas pela revista.

Aqui, o parágrafo final: "Elis é um elo entre as escolas musicais populares, não resta dúvida. Para isso não lhe falta ecumenismo. Com ela tem vez a Velha Guarda, a Bossa nova, o Afro, o Sambalanço e o Yé-yé-yé´da Jovem Guarda. Por último, o "protest song" de grande popularidade nos Estados Unidos -, onde visa, de preferência, como temática, à guerra do Vietname, e que já deu seu prefixo em nossa terra, encontrou nela uma adepta: "Acho que a gente tem de protestar. Afinal, está tudo errado mesmo..."

O repertório eclético de Elis Regina inclui composição de seu consagrado conterrâneo Lupicínio Rodrigues (que a vê cantar, na foto), autor de sucessos como "Vingança"

Ao lado, o próprio Bidu! (nota: Bidu era o apelido de Roberto Carlos)

Hebe Camargo, outro estilo em "O Fino"

Caymmi compareceu ao horário de Elis, levando a Bahia em sua voz e em seu violão

As novas gerações têm sempre vez no programa de Elis (Nota: É, claro, Chico Buarque)


Wilson Simonal e Nara Leão - presença da Bossa Nova no programa "O Fino", de Elis

Ciro Monteiro, da Velha Guarda, faz dupla com Elis, em um samba de telecoteco

Escoltada por Wilson Simonal e Jair Rodrigues, Elis Regina reúne todas as "Guardas" em torno dela (nota: O de branco à direita é Lennie Dale)


Agnaldo Rayol, que deve seu sucesso à interpretação de canções românticas foi um dos convidados ao 1º aniversário do programa


Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Elis era a tal,e continua sendo mesmo morta.

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...