segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Clarice 100 anos: um selo e a frase impressa nele

"E tudo aqui tem uma cor esmaecida, mas não como se tivesse um véu por cima: são as verdadeiras cores."

Foi a frase escolhida para o selo com Clarice Lispector lançado em 1998 pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Era a série América 98 - Mulheres, criada pela artista plástica Martha Poppe, que faleceu em 2019 e desenhou a história dos Correios e a arte filatélica no Brasil. 

Feita em papel couchê gomado e com cores fluorescentes nas margens, a série homenageava Clarice, as cantoras Elis Regina e Clementina de Jesus e a atriz Dulcina de Moraes.

A frase no selo é trecho de carta enviada para Lucio Cardoso, 1944 "escrita em meados de setembro; já é 5 de outubro e ainda nao tenho portador." Está nos livros Correspondências e no recente Todas as Crônicas e o segundo livro dela, O Lustre, ainda não havia saído - a primeira publicação foi em 1946. Recém chegada na Europa, Clarice escreve de Nápoles - "aqui tudo tem cor esmaecida".


Trechos da bela carta 

"Depois fui a Casablanca, como correio diplomático, passei lá um dia e uma noite e fui para Argel, onde fiquei 12 dias. As coisas são iguais em toda parte - eis o suspiro de uma mulherzinha viajada. Os cinemas do mundo inteiro se chamam Odeon, Capitólio, Império, Rex, Olímpia; as mulheres usam sapato Carmen Miranda, mesmo quando usam véu no rosto. A verdade continua igual: o principal é a gente mesmo e só a gente não usa Sapatos Carmen Miranda."

"Às vezes eu me sinto ótima; às vezes simplesmente não vejo nada, não sinto nada. Estou lendo em italiano porque é o jeito. A palavra mais bonita da língua italiana é gioia, embora alegria também seja bonito."

"Meu livro se chamará O LUSTRE. Está terminado, só que falta nele o que eu não posso dizer. Tenho também a impressão de que ele já estava terminado quando eu saí do Brasil; e que eu não o considerava completo como uma mãe que olha para a filha enorme e diz: vê-se que ainda não pode casar. Mas é preciso que ela case e que eu fique sozinha olhando flores e passarinhos, sem uma palavra."

"Está chovendo e está frio. São 10 horas da manhã, quinta-feira. Meu quarto é independente dos outros e eu desarrumo ele a vontade. Meu quarto dá para o mar. O mediterrâneo é azul, azul.



Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...