domingo, 24 de março de 2019

Milton Nascimento no Altas Horas dá saudade da Música como protagonista na TV


 Foto: Marcos Rosa/TV Globo: no Gshow

Na TV do fim dos anos 60, começinho dos 70, a música (e os cantores) tinham o status de atores de novelas. Festivais, programas como Jovem Guarda, Fino da Bossa, Divino Maravilhoso. As novelas foram se consolidando e os cantores cada vez mais distantes do protagonismo na televisão. Nesses anos todos, houve na Globo exceções: Chico e Caetano, a série antológica Grande Nomes, entre eles. Vista com os olhos atuais, a  Globo dos anos 80 parece um outro mundo. E na Manchete, o Bar Academia foi outra tentativa de devolver à música o protagonismo na TV. E nem vou falar aqui da MTV.

Ao assistir ao Altas Horas em homenagem a Milton Nascimento me veio a saudade da música brasileira, nosso maior produto cultural de exportação, na telinha. Há quem me fale do Ding Dong, do Faustão. Tá, pode ser interessante para ver cantores distantes da mídia, mas é apenas um jogo, um quadro, um dos recheios do bolo, como parece ser o papel da música na TV atual. 

Sergio Groisman consegue algo raro (e não só na TV aberta) no Altas Horas, que é tratar a música com respeito e quase devoção. E sem distinção de gêneros. A música e os cantores são os protagonistas do programa. Sim, como o nome indica, não é horário nobre. E quando aparece um programa especial em homenagem a um gênio como Milton Nascimento essa profissão amor à música do Altas Horas explode. A repercussão nas redes - Altas Horas e Milton Nascimento foram os assuntos mais comentados do twitter por várias horas -, quase comoção, mostra que tem muita gente saudosa de ver a música brasileira tratada com respeito (e protagonismo) na televisão.


Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...