sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O jornalista Gilberto Braga

 

Quatro duplas de Quebra-Cabeça, série de Gilberto Braga

Em O Globo de hoje Gilberto Braga conta suas primeiras vezes com a TV, como espectador quando ela chegava ao país e uns vinte anos depois como autor (é um papo com a historiadora Rosa Maria Araujo, irmã dele, e o link vai no final).  O autor de Vale Tudo fala do critico teatral, atividade que exerceu até começar a escrever para TV (A Dama das Camélias, especial com Gloria Menezes exibido no fim de 1972 foi a estreia e as novelas viriam logo). Então assinava com o sobrenome materno (Tumscitz) e, além de crítico, também escrevia algumas matérias como repórter na revista Manchete.

Uma série de reportagens chamada Quebra-Cabeça veio no fim de 1970. Dois nomes conhecidos enfrentavam perguntas culturais. Eis o elenco: Marilia Pera X Regina Duarte, Betty Faria X Aizita Nascimento, Dina Sfat X Renata Sorrah, Paulo Gracindo X Sergio Cardoso, Paulo José X Claudio Cavalcanti, Maria Bethânia X Elis Regina, Nara Leão x Danuza Leão, Gloria Menezes X Yoná, Tarcisio Meira X Carlos Alberto. As duas últimas duplas foram os casais mais famosos da Globo lá nos primórdios -Tarcisio/Gloria vinham de Irmãos Coragem e Yoná/Carlos Alberto estavam na Tupi com Simplesmente Maria. Os convidados respondiam os questionários separadamente e os encontros só ocorriam para as fotografias e nem sempre. Ao final vinha quem havia "vencido", meio programa de tv.


E como eram as perguntas do Quebra-Cabeça? Eis algumas delas:

Como se chama o bairro dos estudantes em Paris?
Qual o único ato violento de Jesus Cristo?
3) Que personagens simbolizavam a avareza
nas obras de Moliére e Walt Disney
Quantos filhos têm a Rainha Elizabeth?
Quando, à mesa somos servidos à francesa, o garçom deve nos servir pela nossa direita ou esquerda?
O que quer diz black-power, young-power e gay power?

Em 1971, Gilberto Tumscitz passou a assinar outra série e com menor duração: O Conflito das Gerações, com os artistas e seus filhos. Alguns deles: Paulo Gracindo e Gracindo Junior, Yoná Magalhães e Marco Antonio, Danuza Leão e Pinky Wainer, Chacrinha e Jorge, Flavio Cavalcanti e Flavinho, dessa vez traçando perfis das duplas familiares naquele momento. E sempre em quatro páginas.

Paulo Gracindo, Yoná Magalhães, Carlos Imperial e Chacrinha em O Conflito de Gerações, uma série de Gilberto Braga

Além das séries, Gilberto Tumscitz escrevia alguns perfis na revista - Elizeth Cardoso e Renata Sorrah, por exemplo -, além de críticas de shows e peças. Hoje é Dia de Rock (Zé Vicente), Corpo a Corpo (Oduvaldo Vianna Filho, com Juca de Oliveira), Abelardo e Heloisa (Com Miriam Mehler e Perry Salles) e de disco, como A Tua Presença, de Maria Bethânia.


Os Galãs, Esses Desconhecidos é matéria dessa época, com 6 seis páginas, com um pequeno perfil dos onze focalizados por Gilberto Tumscitz. Na página dupla de abertura, Tarcisio Meira ("Um galã muito romântico"), Francisco Cuoco ("Aquele Padre Lindo") e Claudio Marzo ("Vitorioso mas não tanto"), os galãs mais famosos da Globo naquele começo de década. No elenco de galãs estavam Carlos Alberto ("Um galã muito intelectual), Claudio Cavalcanti ("Ele surgiu como um meteoro), Arduíno Colassanti ("Viagem de um pão italiano"), Carlo Mossy ("Ele perturba as mulheres e os homens"), Paulo José ("Um arquiteto diferente dos outros"), Jece Valadão ("Ele não é cafajeste nem quando está dormindo"), Jardel Filho ("Jardel é um galã que mantém a classe"), Zózimo Bulbul ("Comunicativo, versátil e, além de tudo, negro"). E muitos dos galãs perfilados viriam a trabalhar nas novelas de Gilberto Braga.


Os galãs 1971 por Gilberto Braga

O link para a entrevista de Gilberto Braga em O Globo

https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/gilberto-braga-conta-qual-sua-novela-favorita-nao-vale-tudo-24646128

https://outline.com/z4kTXF

Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...