domingo, 30 de dezembro de 2012

O No chileno e a eleição Collor X Lula: conexões

Rede Povo, campanha PT 1989
No, plebiscito Chile 1988

É o plebiscito de 1988 que tirou Pinochet do poder o tema do chileno No, em cartaz nos cinemas. É muito bom e assisti o tempo todo com a eleição presidencial de 1989 na cabeça. Assim como no filme, a disputa entre Collor e Lula era praticamente um plebiscito por mudanças no País. E, como no No chileno, a campanha eleitoral do PT era moderna, ousada. Havia uma “Rede do Povo”, que mostrava “o que a outra não quer mostrar” e a participação intensa dos artistas.

Em A Mulher do Barbosa, livro sobre a Louise Cardoso que escrevi para a Coleção Aplauso (Imprensa Oficial SP), ela fala sobre a campanha: “Em 1989, segundo ano do TV Pirata, praticamente todo o elenco fez a campanha do Lula, menos Claudia Raia e Regina Casé, que apoiavam Collor e Brizola, respectivamente. A campanha virou um sucesso e Lula começou a subir nas pesquisas. Num dos filmetes, Guilherme Karam aparecia nadando e morrendo na praia, como se fosse Collor; noutro eu estava no supermercado com a Cristina Pereira dentro do carrinho. Tudo bem engraçado e criativo, como os quadros do programa. Mas havia quem não gostasse nadinha daquele engajamento e começamos a receber telefonemas anônimos lá no estúdio – num deles nos chamavam de ninho de serpentes lésbicas”.

Essa cena poderia fazer parte de No. Teve de tudo nessa campanha do histórico “Lula-lá brilha uma estrela”: na última semana o depoimento sobre a filha “ilegítima” de Lula, o debate manipulado, o sequestro de Abílio Diniz... (aqui, um histórico da eleição 89:  http://noticias.uol.com.br/especiais/eleicoes-1989/ultnot/2009/12/17/ult9005u14.jhtm   

Ao contrário da vitoriosa campanha No do plebiscito chileno, Lula ainda não chegaria a presidência e o resto todo mundo sabe.

Mais conexões No e Brasil: nas últimas cenas do filme, aparece a campanha de lançamento da novela Bella y Audaces e uma personagem se apresenta: Kiki Blanche, cinco filhos, cabeleireira, ex-vedete. Sim, era a versão chilena da novela da Globo Locomotivas (1977). 

Link com a participação dos artistas na campanha do PT



A Rede Povo no horário eleitoral do PT



Abertura de Bellas y Audaces, 1988


Abertura de Locomotivas (1977)




Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...