domingo, 24 de dezembro de 2017

Ava Gardner e a sorte de nascer na véspera de Natal



Ava Gardner estaria completando hoje 95 anos. Ela morreu com 67, em 1990 e contou sua vida numa delícia de biografia, lançada aqui pela LPM – Ava – Minha História. E no primeiro capítulo, Ava narra o que significa rivalizar com Jesus Cristo no dia do aniversário, um trauma para muita gente. Abaixo:

“Nasci na véspera de Natal do 1922 mem Grabtown, Carolina do Norte. Não em Brogden ou Smithfield como dizem os livros, mas na pobre e velha Grabtown. Sabe-se lá o porquê do nome: lá não havia nada para agarrar e quase nem havia cidade (Grab no original é agarrar). E vejam que sorte a minha de nascer em Capricórnio. Muitas vezes achei que era um mau sinal, mas isto não vem ao caso. Nunca foi meu estilo deixar que coisas pequenas como estrelas se metam no meu caminho.

Falando de sorte, o que me dizem de passar a infância com o meu aniversário e o Natal sendo comemorados quase juntos? Isto significa que eu teria gostado de não ser enganada com um presente em lugar de dois que eu sabia que merecia. E pior ainda: parecia que havia uma outra pessoa, um tal de Jesus Cristo, cujo aniversário muita gente confundia com o meu. Para mim era como uma ofensa pessoal. Passou muito tempo até eu perdoar o Senhor por isto.

(...)


Como criança, o que eu adorava no meu aniversário era a árvore de Natal com velas acesas e o fato de que todos os parentes vinham para a minha festa. Minhas irmãs mais velhas e seus maridos. Tias e tios. Uma porção de crianças. E mesmo quando éramos pobres demais para ganhar dois presentes, mamãe sempre insistiu em fazer dois bolos especiais só para mim. Um era de chocolate, o outro de coco branco. Minha mãe compreendia que podia ser muito triste ganhar apenas um presente de aniversário e de Natal.”

      Gracias pela lembrança, Cleiton 

Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...